Círculo Psicanalítico de Pernambuco

Uma breve introdução

Em setembro de 1975, o Círculo Psicanalítico de Pernambuco – CPP – até então, denominado de Grupo de Estudos Psicanalíticos, consolidava-se como uma das primeiras instituições de Psicanálise do estado de Pernambuco.
Para compreendermos os princípios que norteiam o CPP, vale a pena conhecer um pouco da história e da trajetória desta Instituição, que completará, em breve, 50 anos.

Por volta dos anos 70, algumas pessoas, vindas de diversas partes do Brasil e de fora do país, com formações diferentes, mas igualmente interessadas no estudo da Psicanálise, resolveram se reunir e fundar um espaço de estudo e discussão clínica. É a partir desse movimento que resultam as primeiras instituições de psicanálise em Recife e, dentre elas, o CPP.

Em 1975, após dois anos de existência, o denominado Grupo de Estudos Psicanalíticos, até então, vinculado ao Círculo Psicanalítico da Bahia, vincula-se, diretamente, ao Círculo Brasileiro de Psicanálise, mantendo essa filiação até o ano 2018.

Essa marca da pluralidade de formação e de visões sobre a psicanálise é até hoje um dos princípios que orientam todas as nossas atividades e ações. Compreendemos que esta é a condição para manter a instituição viva e com uma produção de conhecimento em permanente construção, marcada por uma posição crítica de seus participantes. Entendemos que essa dimensão plural do espaço institucional é um dos pilares do nosso enquadramento, suporte indispensável para a liberdade de pensamento e para o processo de subjetivação do analista de forma singular.

A programação que apresentamos reflete essa posição através da diversidade dos temas abordados, das áreas de saber contempladas, das diferentes formações e visões dos convidados para as nossas atividades científicas em seus vários formatos.